sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Influência no Aprendizado

Após ler o texto de Durkheim, “A educação como processo socializador: função homogeinizadora e função diferenciadora” e o texto de Maturama, “Transformações na convivência”, verifiquei que nossas emoções influenciam o aprendizado de um indivíduo, isto é, dependendo do estado de espírito que nos encontramos no ato de transmitir alguma informação teremos êxito ou não.
Cito como exemplo um fato ocorrido esta semana na escola em que desempenho minhas atividades profissionais, quando íamos realizar a “Hora Cívica” em virtude da Semana Farroupilha.
Posicionamos os alunos do Currículo por Atividades em frente a Bandeira do Rio Grande do Sul. Como é de praxe na Escola, eu é quem realizo as explanações sobre o motivo do hasteamento e faço as orientações devidas quanto a postura que devemos manter durante a execução do Hino, o que fiz e solicitei que cantássemos. Entretanto, tivemos um impasse. A direção não havia providenciado o CD com o Hino, conseqüentemente não tínhamos música para nos guiar. No primeiro momento ficamos estarrecidas, questionando o que fazer.
Então, dirigi-me aos alunos e solicitei que me ouvissem. Relatei o que estava acontecendo, e incitei-os dizendo-lhes que eu acreditava que o ocorrido não impediria que prosseguíssemos com a atividade, pois apostava na capacidade deles e que eles conseguiriam cantar mesmo sem ter como ouvir a música. Que, mesmo aqueles que não sabiam a letra poderiam acompanhar entoando o ritmo do Hino. E foi o que aconteceu.
Como achei que poderiam ter se empenhado mais entoando um pouco mais de ritmo, solicitei que cantássemos novamente, mesmo que a Bandeira já estivesse hasteada. Incrivelmente eles cantaram todo o Hino, como estivessem acostumados a fazer diariamente. Foi lindo e maravilhoso.
Talvez se eu não tivesse tido a iniciativa de incentivar os alunos a cantarem o Hino e estimular as professoras não teríamos conseguido realizar a tarefa, tal foi o estarrecimento das colegas diante do impasse. Sei que posso contar com todas, formamos uma excelente equipe.
As colegas agradeceram-me e elogiaram o desempenho dos alunos, pois não pensavam que pudesse ocorrer com tanto glamour.
E então, concluo que Durkheim está correto quando diz que “a educação designa o conjunto de influências que nossa inteligência exerce sobre o individuo”.

Um comentário:

Portfólio da Daiane Almada disse...

Ótima Leitura. Não tenho dúvidas que a emoção influência, a forma que é passado determinado assunto, refleti muito na aprendizagem do aluno.

beijos Dai